O que é?
A Consulta de Amamentação é uma consulta dirigida à mulher ou ao casal, que pode ser realizada durante a gravidez ou no pós-parto, com o intuito de planear a amamentação, apoiar, transmitir segurança e ajudar a ultrapassar os desafios que possam surgir ao longo da amamentação.
Quando devo procurar uma Consulta de Amamentação?
Se sentes necessidade de apoio ou tens dúvidas relacionadas com a amamentação (técnica, dúvidas quanto à produção de leite), para garantir uma técnica de amamentação adequada e uma pega eficaz ou quando surgem desafios na amamentação, como:
– dor enquanto amamentas
– mamilos macerados ou fissurados
– congestão e/ou nódulos mamários,
– dificuldade em que o bebé se alimente diretamente na mama (dúvidas quanto à pega, utilização de mamilos de silicone)
– bebé que não aumenta de peso, entre outros.
Também podes procurar esta consulta para conhecer estratégias para o regresso ao trabalho, mantendo a amamentação.
Como funciona a consulta?
Na consulta de amamentação, a nossa Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (ESMO), Conselheira em Aleitamento Materno (CAM) pela OMS/UNICEF estará convosco, na clínica ou em contexto domiciliar por um período nunca inferior a 2h.
Durante a consulta, é avaliado o modo como pretendem alimentar o bebé, perceber todas as dúvidas e receios relacionados com a amamentação, perceber como decorreu o parto, avaliar o motivo para as dificuldades sentidas, observar a mamada e delinear estratégias que facilitem todo o processo, sempre de acordo com os objetivos da mãe e do casal.
É ainda possível o esclarecimento de outras questões relacionadas com o bebé e parentalidade, bem como o encaminhamento para outros profissionais habilitados quando necessário, para vos ajudar noutras questões relacionadas com a amamentação (osteopatia pediátrica, fisioterapia, terapia da fala).
Durante o apoio à amamentação, a enfermeira ESMO/CAM estará sempre disponível via telefone para o esclarecimento de dúvidas.
Quando surgem dúvidas, problemas ou falta de confiança na capacidade de alimentar o bebé, quanto mais precocemente procuram o apoio necessário, maior a possibilidade de reencontrar o equilíbrio para todos.