A Fisioterapia Uroginecológica é uma área especializada da Fisioterapia que intervém numa série de patologias, tendo por base a reabilitação do pavimento pélvico.
Através de técnicas manuais, atua nos sistemas urológico e ginecológico, de forma a normalizar as suas funções.
Como é uma consulta de Fisioterapia Uroginecológica?
Na primeira consulta é feita uma avaliação detalhada de todas as estruturas relacionadas com estes sistemas, e principalmente do pavimento pélvico, de forma a definir um plano de tratamento individualizado para cada utente. Cada consulta tem a duração aproximada de 60 a 90 minutos, onde são efetuadas diversas técnicas manuais, exercícios terapêuticos, bem como o ensino de estratégias, conselhos de bons hábitos, rotinas e planos de exercícios para fazer em casa.
Para além da avaliação e tratamento, um dos objetivos é também informar o utente sobre o seu problema, bem como esclarecer as suas dúvidas relacionadas com o mesmo.
Porque devo recorrer a uma consulta de Fisioterapia Uroginecológica?
O tratamento uroginecológico deve ser realizado em casos de incontinência urinária, dores nas relações sexuais e dor perineal, prolapsos de primeiro grau, bem como na prevenção das mesmas. Atua também em casos de obstipação (prisão de ventre), na recuperação do pós-parto (normal ou cesariana) e pós-cirúrgicos como histerectomia, prostatectomia, entre outros.
Tem um papel também importante durante a gravidez, pois ajuda nas adaptações do corpo, preparando o mesmo para o momento do parto.
De uma forma geral, alguns sinais de alerta são: perda de urina quando tosse, espirra ou faz exercício, urgência em ir urinar, pressão na zona da bexiga ou recto, retenção urinária (dificuldade em libertar a urina), obstipação, dores durante a relação sexual, dores durante a menstruação ou fase ovulatória, entre outros.
A Fisioterapia Uroginecológica pode ajudar na gravidez e no parto?
Esta especialidade tem também uma grande importância na gravidez, pois para além de prevenir o aparecimento dos sintomas anteriores, vai ajudar a dar liberdade às estruturas (articulações, ligamentos, músculos) para a passagem do bebé no momento do parto.
Durante a consulta são utilizadas e ensinadas técnicas manuais e exercícios, para que possam ser realizados também em casa (durante o decorrer da gravidez) e na maternidade durante a fase de dilatação.
Desta forma, estas consultas devem ser realizadas como uma preparação para o parto a partir das 20 semanas de gestação.
É importante também, fazer estas consultas no pós-parto, para conseguir uma recuperação de todas as estruturas que sofreram alterações durante a gravidez e o parto: trabalho de cicatrizes (episiotomia ou cesariana), correção postural, reconhecimento e fortalecimento não só do pavimento pélvico como também da musculatura profunda do abdômen, musculatura respiratória, entre outras.
A Fisioterapia Uroginecológica é só para mulheres?
Não. Estas consultas também podem ser feitas para homens que tenham incontinência urinária ou fecal, alterações na relação sexual (dor, ejaculação precoce, disfunção erétil, entre outros) e principalmente após intervenção cirúrgica à próstata.