Trabalham connosco vários osteopatas que além da formação base se especializaram no tratamento de bebés, crianças e adolescentes.
A Osteopatia Infantil é uma vertente da Osteopatia direcionada para os mais pequenos, que pode tratar e ajudar a prevenir uma série de problemas.
Como é a Consulta de Osteopatia Infantil?
A consulta tem a duração aproximada de 60minutos, que incluem uma avaliação detalhada de todas as estruturas corporais, e um tratamento através de técnicas articulares suaves e indolores, que procuram restabelecer a mobilidade e o equilíbrio do corpo da criança, para que esta possa crescer e desenvolver-se de forma natural.
Por norma, são dadas aos pais uma série de conselhos e dicas, assim como exercícios para que estes possam ajudar no processo e fazer as suas escolhas de forma consciente e informada.
Quando devo levar o meu filho a uma consulta de Osteopatia Infantil?
Existem uma série de sintomas ou sinais de alerta que os pais devem estar atentos, tais como: deformações da cabeça (zonas achatadas e/ou proeminentes), bebés que inclinam a cabeça sempre para o mesmo lado, que puxam muito as orelhas ou batem na cabeça, com canal lacrimal obstruído, bebés que choram constantemente apesar das necessidades fisiológicas estarem satisfeitas, que se encolhem muito e tenham a barriga muito dura (cólicas), que bolsem muito, mesmo passadas algumas horas após a mamada (refluxo), que gatinhem com uma perna debaixo da bacia, que rodem os pés muito para dentro ou caminhem nas pontas dos pés, que coloquem os joelhos muito para dentro, entre outras.
Mesmo sem sintomas aparentes, é sempre aconselhado uma consulta de avaliação ao 1º mês de vida, para despistar eventuais disfunções que possam provocar sintomas e problemas no futuro.