234 022 462 938 303 110

Custos de chamada para rede fixa nacional e rede móvel nacional, respectivamente.

Mitos ou verdades – Terapia da Fala

21 Ago, 2024

“As pessoas começam a gaguejar porque apanharam um susto quando eram crianças”

A gaguez caracteriza-se por uma perturbação na fluência do discurso, apresentando um ou mais comportamentos observáveis como repetições, prolongamentos, bloqueios de sons e/ou sílabas e tensão muscular durante a fala. Apesar de ser uma área em constante investigação e desenvolvimento, os fatores considerados responsáveis pela gaguez incluem a predisposição genética, aliada a fatores ambientais e/ou neurofisiológicos. Portanto, um susto não provoca gaguez.

“Antes dos 3 anos não vale a pena fazer Terapia da Fala”

Não existe uma idade mínima para iniciar a Terapia da Fala. Embora as primeiras palavras apareçam por volta de um ano de idade, o desenvolvimento da linguagem da criança passa por diferentes etapas que estimulam competências fundamentais para a comunicação verbal. Qualquer alteração na aquisição dessas competências pode prejudicar o desenvolvimento da fala e da linguagem.

Aos 3 anos, espera-se que a criança possua bases linguísticas que incluam muitos dos sons da fala e frases diversificadas. Nessa idade, o Terapeuta da Fala pode avaliar e intervir em perturbações específicas, diminuindo o risco de agravamento das dificuldades em idades mais avançadas.

“Todas as pessoas com surdez são mudas”

Ainda é comum ouvir a expressão “surdo-mudo”, mas esta expressão não é correta. A surdez não é um fator anatomofisiológico que impede a produção de fala, ou seja, uma pessoa com surdez tem capacidade para falar. A incapacidade total para falar é uma condição rara, geralmente originada por lesões cerebrais graves, não sendo, portanto, causada pela surdez.