Esta é uma das perguntas que mais nos fazem na clínica e por isso decidimos tentar explicar.
A primeira coisa que deves ter em consideração é que todos os osteopatas aqui na UCBclinic também são licenciados em Fisioterapia e só depois se formaram em osteopatia, por isso eles próprios serão capazes de te explicar melhor se marcares consulta com algum.
Em muitos dos casos tentamos fazer uma terapia combinada, pois são duas áreas que se complementam tão bem que permitem que os resultados sejam mais rápidos e duradouros.
Os nossos fisioterapeutas são todos especializados nalguma área em particular: exercício terapêutico, terapia manual, articulação tempero-mandibular, pilates, neurologia. Por isso conforme for a tua necessidade será-te recomendado marcar com um profissional em particular. A fisioterapia centra-se muito na reabilitação músculo-esquelética e na perda de funcionalidade. Quando a dor ou o movimento está limitado e não consegues fazer as tuas atividades da vida diária, provavelmente um bom fisioterapeuta vai te ajudar com técnicas manuais e exercícios específicos.
A osteopatia é uma abordagem global baseada em cadeias lesionais, ou seja vai tentar entender porque desenvolveste uma dor se não houve um trauma ou acidente. Assim é indicada para problemas antigos que foram resistentes a outros tratamentos, quer medicamentos, quer terapia manual.
A osteopatia trabalha também a mobilidade dos orgãos e sacro-craniana, pois uma alteração destes sistemas pode ser a origem da dor nos teus músculos ou articulações.
Usando um exemplo de um paciente que nos procure por dor no ombro direito e incapacidade em levantar o braço, e que já fez medicação e fisioterapia sem resultados. Iríamos propor o nosso método combinado de osteopatia e fisioterapia. Porque a dor pode ser, por exemplo, provocada pela falta de mobilidade do fígado (muito comum) em que o nervo frénico que inerva a fáscia que envolve o fígado, sobe até a cervical e informa a região do ombro direito que existe dor. O osteopata resolve este problema e a dor desaparece, mas é necessário a fisioterapia depois para recuperar a força muscular e a eventual tendinite que se desenvolveu dos meses em que esteve em disfunção.
Os nosso profissionais comunicam entre si e conseguem que o teu problema seja resolvido eficazmente e rapidamente e nós ficamos muito felizes!
