234 022 462 938 303 110

Custos de chamada para rede fixa nacional e rede móvel nacional, respectivamente.

O que tenho que fazer para ser saudável?

equilíbrio bioquímico
14 Ago, 2024

Esta é uma pergunta que me fizeram tantas vezes ao longo de vários anos de consultas… o que tenho de fazer para não voltar a ter dores? O que tenho de fazer para me sentir bem? O que tenho de fazer para não acumular tanta tensão?

Cada pessoa é diferente por isso cada resposta é adaptada a cada um! Mas, ao longo dos anos, fui-me apercebendo que os conselhos que dava iam batendo quase sempre aos mesmos pontos!

O que tens de fazer para te sentires bem? Para teres saúde?

Do ponto de vista da osteopatia, para o nosso corpo estar bem, temos que ter em equilíbrio três fatores essenciais para ter saúde! Temos que estar bem do ponto de vista físico, bioquímico (o que comemos) e emocional. Isto é o triângulo da nossa saúde e, se há uns anos atrás a ciência se focava principalmente na parte física e bioquímica, hoje em dia existem imensos estudos científicos com evidência que demonstram que a parte emocional é igualmente importante. Claro que temos sempre a parte genética, mas esses estudos também demonstram que podemos literalmente influenciar os nossos genes a partir dos nossos comportamentos e do nosso meio envolvente.

Então tendo isto por base, o que podes fazer?

Começamos pela parte física… faz exercício físico! Movimenta-te! O teu corpo foi feito para se mexer… para correr, para saltar, para agachar-se.

Não fomos feitos para passar 8 horas sentados a uma secretária, conduzir sentados durante mais 2 horas, passar 5 horas no sofá a ver televisão e ir para a cama! Claro que o teu corpo vai acabar por se queixar! Vais ficar com pouca flexibilidade, com pouca mobilidade, com rigidez articular… vais cansar-te com mais facilidade, vais sentir tensões e dores, vais ficar com uma postura fragilizada e pouco funcional para o teu dia a dia! Pratica exercício… o que mais gostares! Mas que envolva o movimento de todo o teu corpo! Tens dores e não consegues? Procura profissionais que restabeleçam a mobilidade do teu corpo, que te aconselhem e que auxiliem neste caminho de alcançares novamente o teu bem-estar físico. Aqui a Osteopatia e a Fisioterapia podem ser grandes aliadas!

Segundo conselho… alimenta-te bem! Em cada alimento que colocares à boca pergunta-te se esse alimento vai de facto nutrir o teu corpo.. se tem as vitaminas, minerais e restantes nutrientes que o teu corpo precisa para funcionar bem! Como o motor de um carro.. se o combustível que colocas não é de qualidade, mais cedo ou mais tarde, vai dar problemas! O sistema digestivo é importantíssimo para a nossa saúde física e emocional!! Estudos recentes demonstram que a nossa flora intestinal é responsável também pela forma como nos sentimos, pela produção de serotonina! O nosso intestino é um órgão imprescindível para termos saúde! Cuida dele, escuta o teu corpo, percebe o que funciona para ti, e claro, procura ajuda qualificada de nutricionistas que te acompanhem e ajudem a perceber qual o estilo alimentar é melhor para ti.

Por último… a nossa saúde emocional! Este é um tema que tem vindo a ganhar (e ainda bem!) cada vez mais força entre os cientistas e na sociedade. Nunca foi tão urgente mudarmos alguns hábitos! Somos uma geração que tem tantas regalias e nunca sofremos tanto de ansiedade, depressão, angústia, solidão, entre outras. Crescemos sem olhar para dentro, sem saber identificar as nossas emoções, sem saber olhar o outro! E as nossas crianças vão pelo mesmo caminho (…) crescem num mundo tecnológico, num mundo em que não há tempo, longe da natureza e cheias de mil e um afazeres. Cuida de ti! Cuida da tua saúde mental! Fazer exercício físico e comer bem pode ser o primeiro passo, mas procura também atividades, hobbies e livros que te ajudem, procura o que funciona melhor para ti e o que te faça mais sentido. E, mais uma vez, procura profissionais qualificados que te guiem nesse processo!

Estes são os três conselhos que dou.. dependendo do lugar onde te encontres agora, talvez precises mais de um ou de outro! Mas todos estes pontos têm que estar em harmonia para te sentires bem! Estes são os conselhos que tento também dar a mim mesma, apesar de que muitas vezes é difícil cumprir! Mas tento, pelo menos na maior parte dos dias! Vais tentar também?