Com a chegada do verão e os dias quentes de agosto, é normal que os números na balança aumentem um pouco, especialmente após os meses de inverno frios e chuvosos. Mas… saiba que ainda vai a tempo de recuperar algum do “prejuízo” e ainda usufruir dos petiscos do verão, sem deitar tudo a perder, e conviver de forma segura e saudável. Como? Eu explico.
6 Regras de Ouro para uma Alimentação Saudável nas Férias
1. Hidratação
Beba água natural, aromatizada (com limão, fruta congelada, chá frio, ervas aromáticas) e faça da fruta desta época o seu snack ideal, uma vez que também ela é rica em água. Às refeições, opte por manter a sopa antes do prato principal ou então tenha sempre salada fresca. A água é essencial, não só para repor a água perdida com a transpiração, como também para regular o seu metabolismo.
2. Exclua o Açúcar da sua Alimentação
Além de contribuir para o ganho de peso, o açúcar aumenta a retenção de líquidos (que com o calor piora bastante), aumenta a celulite e ainda eleva o apetite. Por isso, cuidado com os refrigerantes e sumos (mesmo os naturais) e com os gelados.
3. Cuidado com o Álcool
Nestes dias sabe bem uma cervejinha fresquinha, ou uma taça de sangria num jantar de amigos, ou até um copo de vinho verde a acompanhar um peixe grelhado. Mas não se esqueça que cada copo de álcool tem no mínimo 90 kcal e é assimilado pelo nosso organismo, sendo convertido em gordura. Vale mais um copo de água, não é?
4. Refeições Leves
Refeições leves e simples são o ideal, não só porque são compatíveis com as idas à água (menos tempo de digestão), assim como tendem a ser menos calóricas e mais nutritivas. Opte por saladas, wraps e até mesmo sandes, que também são uma forma prática de ingerir uma refeição completa.
5. Calor: Cuidado com Alguns Alimentos
É muito importante ter atenção à exposição de certos alimentos ao calor, sob o risco de fácil degradação e possibilidade de haver uma intoxicação alimentar. Se vai passar o dia debaixo de sol, evite alimentos como o ovo, molhos, leite e derivados, marisco, e outros alimentos que sejam sensíveis. Prefira a fruta, frutos secos e tremoços, ou leve uma geladeira para manter os alimentos frescos.
6. Faça Exercício Físico
As férias são para descansar, mas não são sinónimo de estar parado. Faça caminhadas à beira-mar ou passeios de bicicleta com a família. Divirta-se enquanto se mexe.