234 022 462 938 303 110

Custos de chamada para rede fixa nacional e rede móvel nacional, respectivamente.

A Mulher e a Gravidez

12 Abr, 2023

A gravidez é um período muito importante e feliz na vida de uma mulher. Tudo muda.. não só o nosso corpo, mas também as nossas emoções e sentimentos.

Todas estas mudanças devem ser abraçadas, e cada vez mais as mulheres vão encontrando ajuda e soluções para as acompanhar não só ao longo da gravidez, como no pré-parto e pós-parto.

Ao longo dos meses, com o desenvolvimento do feto, o corpo da mulher vai adaptando-se.. Ligamentos, articulações, músculos, vísceras vão ajustando-se.

No entanto, apesar da extraordinária capacidade que o nosso corpo tem em moldar-se ao crescimento do bébé, é natural que possam surgir tensões ou zonas de rigidez que podem gerar sintomas dolorosos.

É muito comum aparecerem dores na zona lombar e sacroilíacas, na zona dorsal baixa e costal, assim como tensão e rigidez na parte inferior da barriga, principalmente devido à alteração do centro de gravidade e consequentemente, da postura.

A Osteopatia e a Fisioterapia surgem como um trabalho conjunto para melhorar a mobilidade e bem-estar da mulher durante a gravidez, para ajudar a preparar o corpo para o momento do parto, assim como para diminuir as complicações e recuperação no pós-parto.

Cuidar de ti, do teu corpo, fazer exercício físico, ter uma alimentação saudável e nutritiva, abraçar as tuas preocupações e ansiedades são também boas estratégias que devem fazer parte deste período tão especial.

Ter uma gravidez ativa é fundamental para te sentires bem durante a tua gravidez, para preparar o teu corpo para o parto e ajuda-te a recuperar mais rapidamente no pós-parto!

Além disso, quando mais mobilidade tiverem as tuas articulações e mais elasticidade tiverem os teus músculos, vai permitir que não tenhas tanta propensão a ter as dores típicas desta etapa, como a dor lombar, sacroilíaca ou ciática.

Ajuda também a que o bebé tenha mais mobilidade e por sua vez, não adquira sempre a mesma posição, que depois pode contribuir para algumas tensões logo notórias à nascença. 

Pela minha experiência, mulheres que dedicam a sua gravidez a cuidarem delas com respeito, amor e atenção, têm gravidezes mais tranquilas e felizes!  O que contribui para diminuir as ansiedades e medos que rodeiam muitas vezes o momento do parto!! 

Por isso o que eu recomendo a todas as minhas grávidas?

Que tirem tempo para cuidar delas, que façam exercício físico de qualidade, acompanhadas por profissionais competentes e dedicados!! 

Recomendo sempre o Pilates Clínico e as Aulas Aquáticas! 

Além disso, são ótimas ferramentas para trabalhares a tua respiração, concentração e relaxamento, o que pode ser bastante útil no momento do parto! 

E tu? Conta-me… como está a ser a tua gravidez?